História de Publicidade, Propaganda e Marketing

Marketing engloba todo o conjunto de atividades de planejamento, concepção e concretização, que visam a satisfação
das necessidades dos clientes, presentes e futuras, através de produtos/serviços existentes ou novos.

A publicidade é uma atividade profissional dedicada à difusão pública de idéias associadas a empresas,
produtos ou serviços, especificamente, propaganda comercial.
Publicidade é um termo que pode englobar diversas áreas de conhecimento que envolvam esta difusão
comercial de produtos, em especial atividades como o planejamento, criação, veiculação e produção de peças
publicitárias.Mas estudos mostram uma tabuleta em argila encontrada por arqueólogos, a qual continha
inscrições babilônicas, anunciando a venda de gado e alimentos, demonstrando que já se utilizava de
algum tipo de publicidade na antiguidade. Foi, porém, após a Revolução Francesa (1789), que a publicidade
iniciou a trajetória que a levaria até o seu estágio atual de importância e desenvolvimento. Hoje, todas as
atividades humanas se beneficiam como o uso da publicidade: Profissionais liberais, como médicos, engenheiros,
divulgam por meio dela, os seus serviços; os artistas anunciam suas exposições, seus discos, seus livros, etc…,
a própria ciência vem utilizando os recursos da publicidade, promovendo suas descobertas e seus congressos por
meio de cartazes, revistas, jornais, filmes, Internet e outros.

Confusão no uso do termo publicidade
Em Portugal o termo publicidade é usado diversas vezes como sinônimo de propaganda ou para representar a
atividade realizada por uma agência de propaganda.

No Brasil também existe confusão entre os termos propaganda e publicidade por um problema de tradução dos
originais de outros idiomas, especificamente os da língua inglesa. As traduções dentro da área de negócios,
administração e marketing utilizam propaganda para o termo em inglês advertising e publicidade para o termo
em inglês publicity. As traduções dentro da área de comunicação social utilizam propaganda para o termo em
inglês publicity e publicidade para o termo em inglês advertising.

O termo “publicidade” refere-se exclusivamente à propaganda de cunho comercial. É uma comunicação de caráter
persuasivo que visa defender os interesses econômicos de uma indústria ou empresa. Já a “propaganda” tem um
significado mais amplo, pois refere-se à qualquer tipo de comunicação tendenciosa (as campanhas eleitorais
são um exemplo, no campo dos interesses políticos). Assim, propaganda é um campo que envolve e contém a publicidade.
Áreas de atuação em uma agência de publicidade
Dentro de uma agência de publicidade ocorre uma divisão das tarefas. Como em uma empresa normal, há departamentos
designados para determinadas funções, porém, por se tratar de uma profissão “criativa” às vezes esses departamentos,
ou o modo operacional da empresa, podem diferenciar de empresas de outros segmentos. Os cargos mais comuns que
encontramos nas agências são: Atendimento, Mídia, Planejamento, Criação, Finalização, Produção (Produção gráfica e RTVC).

Atendimento: Responsável pela comunicação cliente-agência e agência-cliente. É o profissional de atendimento que
apresenta peças e campanhas, planejamentos etc.
Mídia: Elabora o planejamento de mídia, de modo a atingir melhor cobertura e freqüência com o mínimo de gastos
ao público-alvo esperado.
Planejamento: O profissional de Planejamento é responsável pela criação do plano de comunicação, estudando o
mercado atual, a concorrência, o público consumidor, fatores do macroambientais e microambientais, etc.
Tudo isso para traçar com precisão as metas e objetivos do cliente a curto, médio ou longo prazo.
Criação: Este departamento é composto pela dupla de criação, formada pelo diretor de arte, que é o responsável
pela parte visual das peças publicitárias e pelo redator, responsável pela criação dos textos (títulos, slogans
e outros textos), esta dupla é coordenada pelo Diretor de Criação. É deste departamento que saem as idéias para os anúncios.
Produção: Neste departamento, que é dividido em produção gráfica e produção eletrônica (ou RTVC), são feitos
todos os contatos (orçamentos, visitas, consultas, etc) com os fornecedores gráficos e produtoras de vídeo.

Mídia como área da publicidade
Publicidade e Propaganda. Comunicação Social e Mercadológica.

Para melhor compreender o que significa a mídia no processo da publicidade contemporânea, seria interessante
apresentar a sua origem. Mídia é o plural da palavra médium, que em latim significa meio. Foi adotada pelos
norte-americanos (media), e posteriormente incorporada à língua portuguesa como “Mídia”. A Mídia é absolutamente
parte integrante do processo mercadológico e podemos dizer que, se a propaganda é uma função de marketing, a Mídia,
por sua vez, é função da propaganda. Deve ser entendida como investimento para geração de resultados.

Dentre tantas funções, podemos sintetizar que sua função básica é propor caminhos para que a mensagem chegue
ao público-alvo. Porém com o passar do tempo, essa tarefa se tornou bem mais complexa, exigindo do profissional
um conhecimento mais específico e aprofundado dos diversos meios de comunicação.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: